RECEITAS DE SUMO VERDE

setembro 24, 2014

Na continuidade da rubrica iniciada aqui trago após alguns pedidos de seguidoras sugestões de receitas para quem pretende iniciar o sumo verde na sua dieta quotidiana para que obtenham algumas ideias base e partam a criação das vossas próprias combinações alertando porém para que ponderem as misturas com alguma informação relativa aos nutrientes e componentes dos ingredientes utilizados e se a sua mistura criará algum tipo de conflito, anulação vitaminica ou um elevado valor calórico que prejudique a dieta que pretendemos! Existem várias receitas de sumos verdes e estas podem como referi ser adaptadas as preferências de cada um devendo na sua combinação base cingir-nos a um determinado número de ingredientes de modo a absorver de forma mais eficaz as potencialidades de cada alimento. Deste modo para uma dose de 250ml de sumo verde deve incluir-se uma a duas folhas ou quantidade equivalente de um legume verde e duas porções de fruta com uma base liquida usada para a sua diluição de 100ml de chá, água mineral ou água de coco! Acrescentar lascas de gengibre, cenoura, hortelã, aipo, chia, linhaça ou outra semente ou suplemento nutritivo pode aumentar o valor nutricional do sumo e reforçar agregando componentes antioxidantes e bioactivos! O maior trunfo na união entre o consumo de fibras e o composto nutritivo proporcionado pela mistura de frutas e vegetais é a de adaptação de cada fórmula dependente da intenção e das necessidades a que o destinamos!  Nas minhas combinações de sumo verde opto por introduzir como legumes o pepino ou o aipo por possuírem na sua composição qualidades diuréticas, recorrendo a abóbora e a cenoura como fonte de compostos com acção oxidante e vitamina A! A couve verde, os espinafres, a rúcula e o agrião pela sua qualidade de folha escura possuem imenso ferro podendo alternar-se ocasionalmente com a beterraba! As frutas costumo variar bastante consoante a disponibilidade aqui por casa tentando repetir o mínimo possível os ingredientes que escolho por sumo ao longo da semana! Em alguns dias opto ainda por adicionar sementes de chia, bagas de goji ou algumas lascas de gengibre para variar no tipo de nutrientes sem subcarregar o meu hipertiroidismo! A minha sugestão de Sumo Verde Antioxidante com propriedades que ajudam a eliminar o efeito de armazenamento de gordura no organismo facultando a queima de toxinas através do exercício de movimento do corpo na rotina diária combina a couve verde com uma chávena de frutas vermelhas variadas e uma laranja sem casca! Basta colocar os ingredientes todos no liquidificador reduzindo-as a sumo e beber sem coar podendo adicionar-se gelo e hortelã a gosto!


Para um pós dia de alguns exageros ou de modo a complementar uma dieta de perda de peso com alguma rapidez actuando na eliminação de toxinas de forma diurética limpando o organismo com inúmeros benefícios deixo-vos a sugestão da mistura de folha de couve com uma maçã verde média com casca e uma cenoura com casca podendo acrescentar-se uma pequena quantidade de salsa e uma colher de linhaça ou chia hidratadas e acrescentando o sumo de meio limão com meio copo de água de coco!


Para as interessadas em eliminar o inchaço e reduzir a retenção de líquidos além de beneficiar quem possua problemas digestivos proporcionando um funcionamento eficaz e equilibrado do metabolismo a receita inclui a mistura de uma folha de couve com meio limão inteiro conservando a casca mas sem sementes e uma porção a gosto de folhas de hortelã para um copo de 200 ml de água gelada podendo adicionar-se adoçante e devendo conservar-se a totalidade da poupa bebendo sem coar!


Para os dias mais exigentes com uma rotina mais agitada recomendo sem sombra para dúvidas o sumo verde energizante sendo uma receita fantástica para complementar a dieta daqueles que pretendam perder peso pela prática de exercício físico diário devendo ser consumido 30 minutos antes da prática do exercício físico em substituição de uma refeição mais leve sendo que é rico em carbohidratos de modo a conferir energia necessária que será gasta durante os treinos e para a reconstrução das fibras musculares após o treino! A receita combina uma folha de couve com uma cenoura com casca e uma pêra média conservando a casca a qual se adiciona um pedaço com cerca de dois centímetros de comprimento de gengibre e ainda o sumo de um limão! Gostariam de ver mais dicas relacionadas com uma alimentação saudável? Estão a ponderar experimentar alguma das receitas?

You Might Also Like

0 REPLY

Participa com a tua sugestão ou comentário e não te esqueças de seguir a página no facebook, twitter e instagram para estares sempre a par das novidades! Obrigado pela visita. Salomé

Popular Posts

Like us on Facebook

Follow us