12 RECEITAS DE GRANOLA

fevereiro 17, 2016


Eu Salomé peso exactamente 48 quilos num corpo de estatura com precisamente um metro e sessenta e dois centímetros de altura, mas por dentro... por dentro sou uma gorda, uma gorda bem volumosa e gulosa, toda era contornada no refeguinho rechonchudo, já fui sim muito mais destravada comparativamente ao presente no que se refere ao consumo de açucar, nunca fui muito de olhar para o que já tinha sido ingerido e se fosse preciso eu repetia de bom grado a dose, brejeiramente falando (escrevendo neste caso) eu enchia a mula até mais vontade não haver! Sempre fui a amiga mete nojo que come sem olhar para a balança e continua magra e esguia para tormento de toda e qualquer companhia que aos mesmos prazeres não se pode dar! Com a idade a pessoa ganha algum tento... ou não, mas eu ganhei alguma inteligência na hora de comer, não querendo dar uma perspectiva pessoal como freak fitness, a louca das dietas, eu sei enumerar no final do dia o que comi, como sou eu que preparo também sei as doses, sei quando posso dar a facadinha “na dieta” ou não, mas por regra geral esses momentos são nulos e restritamente reservados em caso de emergência e risco de me transformar num Hulk do TPM! Não consola o corpo, mas alegra plenamente a alma! Gosto da dieta no sentido em que me preocupo em manter uma alimentação o mais natural e pura o possivel, a maioria dos alimentos que consumo actualmente são ingeridos crus, ponham no google Raw Food ou Paleo Diet e sejam bem-vindos ao meu prato! Não consumo açúcar adicionado, só no café a falta de leite de soja, não consumo lacticinoso de origem animal mas não sou vegetariana caso vos tenha ocorrido, consumo pouca carne, máximo uma vez ao dia, acho que se morasse sozinha ainda consumiria menos vezes, fujo como o diabo da cruz de tudo o que sejam produtos e alimentos processados, mas fundamentalmente não sou obcecada por isso, a falta de opção não passo fome apesar de algum desconforto físico subjacente a restrição, sim, porque acreditem ou não, e eu confesso que não acreditava ate assim me sentir, o restringir de determinados alimentos ou tipo de produtos faz com que ao consumir os mesmos o vosso organismo se ressinta e vocês se sintam indispostos!  Adoro tudo o que seja opções faceis de confeccionar alternativas aos produtos processados e todos os outros derivados comprados pronto a consumir num pacotinho na prateleira do supermercado, mesmo que o rótulo diga... biológico, eu duvido, ponho em causa, leio microscópicamente o rótulo e franzo o olho, e se puder fazer em casa eu faço, nesse campo vou ao limite, havendo opção caseira eu viro moça de aldeia prendada e faço uma dose industrial a semelhança de ração de guerra! E onde nos leva este discurso...? Ao facto de que aprendi a fazer a minha própria granola, disse adeus ao tentador pacotinho da serra mel que me fazia chorar os tostõezinhos todos os meses no consolo de que chupando as moedas não haveria pequeno-almoço ou lanche tardio para ninguem, ganhei vergonha na cara e lancei-me as buscas online na certesa de que na tarde desse mesmo dia eu haveria de comer a minha própria granola! E hoje, como sou muitooooo boazinha (gaba-te cesto) vim partilhar com as minhas queridas seguidoras 12 receitas de granola para comer e chorar por mais! Fica prometido que para a semana vos trago todo o conteúdo informativo referente aos benefícios do consumo de granola agora façam o favor de continuar com a garantia de que são todas sugestões muito saudáveis e se for para pecar na dieta que seja com alimentos do bem, assim, do mal o mesmo!


// RECEITA #1 GRANOLA DE CHOCOLATE NEGRO COM CHIA OU SEMENTES DE CÂNHAMO
Para quem já comeu granola na sua vida sabe bem a sensação de explosão da mistura de todos os sabores que eu vou relatar, envolvidos na textura que se espera obrigatoriamente crocante e estaladiça, a esse misto dourado com aroma dourado acrescentem as notas do chocolate negro mais delicioso de todos os tempos, sim minhas amigas, nesta granola até o chocolate se torna saudável, só não vale é ser lontra e comer o frasco todo de uma vez! As claras incorporadas nesta receita enriquecem não só o seu valor nutritivo como a transformam no snack saudável perfeito para petiscar entre refeições ou ainda assim enquanto refeição, incorporar no leite ou yogurte pela manhã! LINK

// RECEITA #2 GRANOLA DE BAUNILHA COM AMENDOA
O lado mega positivo da grande generalidade destas receitas de granola é a simplicidade da sua confecção, do tipo, mistura tudo e já esta, forno com ela, já esta! E esta granola de baunilha não só brilha por ser o top das receitas mais simples como a com menor conteudo de açucar adicionado, sim leram bem, perfeita para os que perferem a sua granola com uma constituição mais light mas igualmente saborosa! LINK


// RECEITA #3 GRANOLA DE MANTEIGA DE AMENDOIM
Esta granola não foi escolhi ao acaso, confesso que das poucas restrições alimentares que tenho por motivos de gosto é a de manteiga de amendoim que leva consigo o primeiro lugar, podem dizer-me as maravilhas que quiserem referentes a este delicioso manjar para barrar o vosso pãozinho, toppings, cravings, you name it, mas eu... odeio, eu odeio manteiga de amendoim, é daquelas coisas que não suporto! Mas pareceu-me por bem, visto ser algo que a maioria do pessoal adora incluir na dieta fitness... porque não uma granola de manteiga de amendoim para começar bem o dia? Ou quem sabe para um pós-treino! LINK

// RECEITA #4 GRANOLA DE BANANA COM AMENDOAS
Como vos soa a descrição de uma granola não só de textura crocante pelo cereais tostado incluindo mas ainda, e melhor que isso, muito melhor... caramelizada! Sim leram bem, caramelo, com açúcar de coco... e pequenos pedaços de banana na mistura... e canela... isto é como ouvir o cantar dos anjos e sim, é saudável, tem montes de fibras provenientes da base com cereais e sementes. Mas melhor que lerem é experimentarem! LINK


// RECEITA #5 GRANOLA DE MIRTILOS COM AMENDOAS
Uma granola com apenas seis ingredientes, sim leram bem, só seis diferentes produtos misturados numa enorme tigela para consolo total dos nossos sentidos. Na mistura, aliado a textura dita e descrita neste post cinquenta mil vezes... crocante e estaladiça, eu prometo que nao me repito mais, o poder antioxidante dos mirtilos e a possibilidade de ser, pasmem, gluten free! Sim, sem gluten, melhor opção não haverá para os que procuram reduzir ou controlar as doses deste nutriente que ingerem ao longo do dia! LINK

// RECEITA #6 GRANOLA DE CANELA E "PUMPKIN SPICE"
Esta é uma opção de granola que exige algum trabalho extra, pelo menos alguma dose de pesquisa, primeiro para descobrirem onde obter ou como confeccionar o vosso próprio pumpking spice, uma mistura de especiarias muito apreciada na estação outono-inverno por parte dos americanos, ele têm de tudo um pouco especialmente produzido nesta época em edição limitada com este aroma. Agregando essa preparação á confecção da granola em si... vale o esforço extra pelo acrescimo de aventura na descoberta de um novo sabor! Arrisquem e deliciem-se! LINK


// RECEITA #7 GRANOLA DE CAFÉ COM AVELÃS
Para os menos adeptos de sabores adocicados e que tudo o que desejam pela manhã é um longo e forte café... esta receita é para vocês! Granola com sabor a café... podia ser melhor! Não, não podia! Além do sabor indescritível promete ainda fazer inveja pelo aroma que conserva, juntem-lhe pepitas de chocolate negro, como referido em rodapé e fará as maravilhas até do graúdo mais conservador! E as avelãs... eu que não gosto nada destas coisas de nozes e afins, marcha tudo na granola! Quem disse que ser saudável custa enganou-vos! LINK

// RECEITA #8 GRANOLA DE BOLO DE CENOURA
Um misto entre o sabor característico de um delicioso bolo de cenoura e uma granola crocante... yup, isso existe, e não vão precisar vender a alma ao diabo para obterem a vossa dose deste prazer, basta que ponham as mãos a obra e dêem corpo a esta receita! Não vale ser preguiçoso agora, eu prometo que vai valer a pena depois! LINK


// RECEITA #9 GRANOLA DE MAÇÃ E QUINOA
Granola com quinoa Salomé? As duas coisas misturadas? Mas isso é bom? É pois! É mais que bom, é dos deuses, a mistura mais que perfeita deste super alimento a já presente fibra da aveia, é livre de gluten, uma fonte de de fibra extra, proteina, ferro, e um leque de gorduras saudaveis, tudo vegetal e amigo do colesterol! Se não sabia como incrementar ainda mais os nutrientes da sua granola, agora já sabe, junte-lhes quinoa! LINK

// RECEITA #10 GRANOLA EXTRA DE SEMENTES
Esta sugestão de receita de granola vai saber que nem gingas se forem como eu, e nesse caso, o mote é: quanto mais sementes melhor, muitas muitas, aglomeradas em grandes pedaços de granola, sabem como rebuçados, adoro aquele sabor tostado levemente amargo das sementes, nozes e todos os outros frutos secos presentes, lá esta, quando cozinhados, se fosse cru dispensava todas, mas envoltos nesta mistura adocicada e crocante... venham eles! LINK


// RECEITA #11 GRANOLA DE ARANDOS E LARANJA
Se há granola que lembra o gostinho do verão até na manha de inverno mais escura, esse lugar destina-se a estas minhas duas ultimas propostas de granola. Que os arandos fazem parte da minha dieta, vocês já o sabem com base nos últimos favoritos do mês, agora juntar o leve travo acido destas pequenas delicias ao aroma doce e frutado da raspa de casca de laranja... é impossível de transmitir em palavras sem que se ganhe pelo factor mental agua na boca! LINK

// RECEITA #12 GRANOLA DE CÔCO COM CAJU E MANGA
A granola mais rica de todas é esta, e eu que ando maluquinha de todo por manga não podia guardar este tesouro de receita só para mim, as boas coisas são feitas para se partilharem, e para mim não há melhor que conviver ao lado de um bom prato de comida, aquece-me o coração cozinhar para os que mais amo! Voltanto a granola... nozes, manga doce seca e ainda côco, serão precisas mais palavras? LINK

---
Fotos: Pinterest

You Might Also Like

5 REPLY

  1. Tantas receitas! Parecem deliciosas!
    Eu adoro manteiga de amendoim! :D

    http://rapazdobuzio.blogspot.pt/2016/02/birthday-wishlist.html

    Visita o meu blogue e não te esqueças de deixar a tua marca.
    Beijinhos,

    Gonçalo. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigado Gonçalo pela visita e o comentario! Espero que experimentes algumas das receitas, a variedade justifica a quantidade das mesmas! Nem todo o mundo gosta dos mesmos sabores!
      Um beijo,
      Salomé

      Eliminar
  2. Eu sou um bocado esquisita com sementes e frutos secos, pelo que as granolas embaladas não me chamam a atenção. Têm sempre alguma coisa que não gosto. A ideia de fazer a nossa é boa! Vou pensar no assunto ahah. Beijinhos!

    Carolina | [en] joy. by C.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A carolina tem opções sem sementes aqui, experimente uma receita com fruta e pode sempre retirar ou substituir um ingrediente que lhe agrade menos! Tenho a certeza de que vai adorar!
      Um beijo,
      Salome

      Eliminar
  3. Já te segui na blogger, no instagram (@goncalofilipegl) e no facebook www.facebook.com/RapazDoBúzio

    Obrigado!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar

Participa com a tua sugestão ou comentário e não te esqueças de seguir a página no facebook, twitter e instagram para estares sempre a par das novidades! Obrigado pela visita. Salomé

Popular Posts

Like us on Facebook

Follow us