HOBONICHI COUSIN REVIEW

abril 12, 2017


Hobonichi Techo, ou a caixa cor de rosa mais famosa de 2017. Hobonichi é uma agenda japonesa, um diário, calendário, criado por Hobo Nikkan Itoi Shinbun. Originalmente apenas em japonês, que é ainda a minha versão favorita, encontra-se agora também disponível totalmente em inglês para o formato Hobonichi Planner A6. A versão cousin, A5, pode ainda ser adquirida no formato "anual" ou na versão Avec, que consiste em dois livros de duração para seis meses cada. O que tem de tãooooo especial esta agenda? O Hobonichi usa Tomoe River Paper que não é nada mais nada menos do que o papel mais espectacular a face da terra, ferramenta de escrita adorada por todos os entusiastas, como eu, de fountain pens, canetas de aparo. Yup, eu adoro essas canetas de aspectozinho medieval, tenho varias, não uso outra coisa e só não recomendo porque ou se gosta, ou se gosta... e eu amo! Mas voltando ao papel... a principal característica do dito, e o que faz na realidade as pessoas optarem pela sua compra, ainda que não para a função de agenda, não é apenas a alta qualidade mas a espessura super fina, recordando a textura do papel vegetal, ou papel de arroz, e espantem-se... a prova de todos o pigmentos que lhe queiram aplicar, ma-ra-vi-lho-so.... ainda que os de base com álcool não sejam tão simpáticos! O Hobonichi é um fenómeno no Japão, mas o entusiasmo sobre ele já se espalhou, destacando-se os estados unidos na linha da frente. Não só há blog dedicados ao tema, canais de youtube, mas pode-se também encontrar paginas de facebook, contas de instagram, um mar de hashtags e painéis de pinterest a perder de vista, todos repletos de inspiração e afincos consumidores e coleccionadores da marca! Outro motivo “win win” do Hobonichi é o facto da sua encadernação ser cozida em conjunto com uma capa de cartão de textura plastificada reforçada de modo a permanecer plano quando aberto e durante a sua utilização. O seu acabamento exterior permite ser usado assim “simples” ou podem ainda investir numa capa reutilizável, e aqui sim minhas senhoras e meus senhores é que começa a real adição da coisa! Diversos modelos, cores, acabamentos, todas elas de alta qualidade, com diversos bolsos e compartimentos internos para acomodar todos os papeis, documentos e acessórios essenciais, incluindo dois marcadores de pagina embutidos. A marca faculta ainda uma “cover on cover” que é como quem diz uma capa de plástico translucida, estampada ou não, de protecção, para garantir que a capa se manterá não só a salvo de danos com limpa e imaculada! A marca efectua anualmente dois lançamentos de produtos de edição limitada, em inícios de Setembro a versão anual e nos primeiros meses do ano a edição “spring”, o que explica como facilmente tudo se transforma em itens de coleccionador! 


O interior da agenda é puro funcionalismo com detalhes em tonalidades sobrias de cinza e um vermelho subtil. Podem contar com duas paginas de calendário anual contendo as datas dos doze meses para o ano decorrente, o anterior e o posterior. Calendários mensais em formato vertical que permitem comparar ate seis meses consecutivamente. Os convencionais calendários mensais em duas paginas não só para os meses incluídos nas paginas diárias mas dois a tres meses anteriores e posteriores para testarem e planearem em antecedência, todos iniciam na segunda feira. A agenda adicionou recentemente calendários semanais verticais com especificação das horas dos dia das 6h00 as 24h00. As restantes paginas da agenda incluem uma pagina por dia para o período anual abrangido. A base de todas as folhas é a quadricula o que facilita no momento de definir alinhamentos e organizações de pagina. No canto superior esquerdo de todas as paginas encontram as definições do mês, semana ou dia com os símbolos japoneses e a correspondência em inglês. Orientados junto a margem da pagina encontram-se também assinalados os meses a que corresponde cada uma das paginas, permitindo ao desfolhar identificar facilmente a informação que se procura.


As paginas extra no final da agenda contêm espaço para incluírem informações pessoais, favoritos, datas de aniversários ou ainda notas diversas nas paginas de quadricula livre sem layout, As paginas são estruturadas sem excesso de informação e diversos espaços livres onde podem adicionar informação extra como objectivos, notas informativas, listas ou simplesmente decoração para o personalizarem mais ao vosso gosto. Seja qual for o motivo que vos faça procurar uma agenda, seja ela por razões profissionais ou pessoais de organização o hobonichi é versátil q.b. para cumprir os vossos desejos, o único downside é realmente o preço... a coisa não sai barata mas se considerarmos que nos vai servir todo o ano e ser o nosso life saviour quando o cansaço  maior do que a capacidade de raciocinar... acho que vale o investimento. Em suma... como eu não gasto dinheiro nem em mulheres nem em alcool, acho que me posso dar a estes luxos.

You Might Also Like

0 REPLY

Participa com a tua sugestão ou comentário e não te esqueças de seguir a página no facebook, twitter e instagram para estares sempre a par das novidades! Obrigado pela visita. Salomé

Popular Posts

Like us on Facebook

Follow us