3 HEALTHY MINIMALIST BREAKFAST IDEAS

junho 15, 2017


O pequeno-almoço é a primeira refeição do dia que quebra o jejum depois do período do sono, altura em que os nossos níveis energéticos baixam de modo a manter as funções básicas do organismo, pelo que é de extrema importância nunca omitir esta refeição, de modo a repor estes níveis e melhorar o rendimento cognitivo e concentração, evitando ainda fraqueza e reduzindo o apetite para o almoço! A falta de tempo é desfavorável a realização de um pequeno-almoço tranquilo, mas actualmente a grande diversidade de produtos alimentares prontos a consumir ou de fácil utilização e confecção não o justificam! É fundamental criar o habito matinal de reservar algum tempo para esta refeição! Compreendo o “mas acordo sem fome”, dando como resposta que o apetite matinal é algo que se estimula gradualmente com alguma pequena insistência consecutiva começando com alimentos leves e em pequenas quantidades! Eu que o diga, sempre fui a enjoadinha que so comia algumas horas apos despertar e agora... agora meu senhores, ate me deito a pensar no que vou comer de manhã! Acho que ja adormeço a pensar no que vou cozinhar para o pequeno-almoço! Para obter o máximo potencial dos benefícios desta refeição este deve ser não só completo como variado e equilibrado, combinando todos os nutrientes necessários ao organismo! Este corresponderá a 20-25% da energia total do nosso dia, contendo alimentos ricos em hidratos de carbono complexos, proteínas e com baixo teor de gordura! Devem ao máximo tentar incluir fruta fresca da época, pão escuro e/ou flocos de cereais, leite ou iogurte e a imprescindível agua, tudo com grande atenção a percentagem de açúcar contida, quanto menos melhor! Parece um banquete mas não é nada, mesmo nada, complexo de se conseguir com alguma facilidade atingir estas recomendações. Mas pequeno almoço minimalista então porque? Porque se não vos fosse eu sugerir soluções rápidas, fáceis de executar e extra saudáveis nem parecia coisa minha! Certo?

Tudo em um // ou versão pequeno-almoço liquido, perfeito para ser tomado “em andamento”, para os dias em que o atraso é generalizado mas nem o sem tempo para comer é justificação. Liquidificador a postos e basta começar adicionar! Fruta? Uma rodela de ananás ou melão acabadinho de cortar ou ainda um punhado de frutos do bosque ou morangos fresquinhos. Cereais? 3 colheres de sopa de aveia, humedecidas ou não durante 15 minutos em agua! Proteína? Meio copo de iogurte de coco, delicioso e rico em gorduras vegetais saudáveis! Uma colher de sobremesa de mel e se for de vosso agrado algumas raspas de gengibre acabado de ralar! Dedo no botão e fica tudo pronto em segundos!

Manjar reconfortante // perfeito para dias menos solarengos mas delicioso todo o ano, as minhas queridas papas de aveia de... microondas! Fruta? Banana esmagada com cacau cru e mel para topping ou frutos do bosque directamente do congelador com canela! Cereais? 3 colheres de sopa de aveia! Proteína? Leite de soja ate cobrir a aveia! 2 minutos no microondas em potencia máxima e ficam prontas a comer! O pequeno-almoço que se faz sozinho enquanto pintam a pestana!

Proteína extra // o segredo é alternar entre as três sugestões para manter o equilíbrio! Fruta? O acompanhamento! Uma maçã, laranja, abacate, manga, papaia... vale tudo! Cortadinha aos pedaçinhos, irá complementar na perfeição o doce característico da gema do ovo! Eu adoro... ate ja me sinto a salivar! Cereais? Falha... mas tera imensa fibra extra e muito ferro se adicionarem um punhado de espinafres a mistura! Proteína? O ovo, dois de preferência... que sou pessoa de alimento! Com ou sem queijo feta... e assim... com uns tomatinhos cherry... ai, ate vocês vão começar a sonhar com o pequeno-almoço! Com a pratica não vão perder mais do que 5 a 10 minutos na coisa, palavra de antiga escuteira!

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